Venha viver Tiradentes

Confira o programa "Hotéis Incríveis" sobre a nossa cidade

TIRADENTES

Após rodarmos o Brasil e o mundo, escolhemos morar em Tiradentes - um lugar que consegue unir a simplicidade do interior mineiro ao requinte e bom gosto de uma cidade que respira cultura e arte.

Um pouco da história da cidade

Tiradentes foi uma das cidades que mais teve ouro de superfície do Brasil. Fundada em 1702 por João de Siqueira Afonso, descobridor de muitos filões de ouro na encosta da Serra de São José, foi inicialmente batizada de Arraial de Santo Antônio.

Em 1718, o arraial foi elevado à categoria de vila e recebeu o nome de Vila de São José del Rei em homenagem ao príncipe de Portugal D. José.
Algumas personalidades importantes da história do Brasil nasceram aqui, como o Botânico Frei José Mariano da Conceição Veloso, o poeta árcade José Basílio da Gama, o Compositor de música sacra Manoel Dias de Oliveira e o Alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.
Foi em Tiradentes, no enorme casarão onde hoje está o museu do Padre Toledo, que ocorreram as primeiras reuniões da Inconfidência Mineira (1788), uma conspiração com idéias republicanas de independência de Portugal. Dos 17 Inconfidentes, 11 eram naturais ou moradores da antiga Vila de São José del Rei.

Ao ser proclamada a República, o governo brasileiro precisava de um herói que representasse os ideais republicanos e passou a valorizar o Alferes Tiradentes. Uma das medidas foi trocar o nome da cidade de São José del Rei, que era uma homenagem ao rei de Portugal, para o nome do filho ilustre, nascido em 1746 na Fazenda do Pombal à margem direita do Rio das Mortes, hoje no município de Ritápolis.

Em 1938, o conjunto arquitetônico da cidade foi tombado pelo IPHAN. Nos anos 60, Tiradentes descobriu sua vocação turística e hoje, com mais de 290 anos de fundação, é um dos centros históricos da arte barroca mais bem preservados do Brasil.

A pequena vila, considerada hoje um dos pólos turísticos mais importantes e charmosos do país, atrai turistas de todo o Brasil e do mundo, que se encantam com sua natureza, arquitetura, arte, cultura e gastronomia.

Lugares que não podem deixar de ser visitados

Matriz de Santo Antônio (1710), considerada a 2ª igreja mais rica em ouro no Brasil com fachada do Mestre Aleijadinho;
Santuário da Santíssima Trindade (1810);
Igreja do Rosário (1708);
Igreja de São Francisco, com uma das vistas mais bonitas da cidade; Igreja das Mercês (final do sec. XVIII);
Chafariz de São José de Botas; prédio da cadeia (futuro museu de Santana), Centro cultural Yves Alves, além do futuro Museu de Artes Sacras;
Outra opção são os roteiros ecológicos, como os passeios às cachoeiras, o bosque da Mãe d’Água, as cavalgadas e a subida à Serra de São José passando pela calçada dos escravos e pela cruz do carteiro, além do pitoresco passeio de Maria Fumaça até São João Del Rei.

Faça sua Reserva